Home / FOTOS / Catedral da Sé de Olinda

Catedral da Sé de Olinda

14291778_321224251544413_6184046743331885185_n

A Catedral Sé de Olinda ou Sé de Olinda é um templo católico localizado em Olinda, no estado de Pernambuco, sé da Arquidiocese de Olinda e Recife. A primeira edificação destinada ao culto erguida no local da Sé atual era uma capela simples, construída na técnica da taipa de mão. Foi levantada entre 1537 e 1540, sendo dedicada a Jesus Cristo como Salvador do Mundo. Uma vez que a taipa é material de pouca resistência, a capela logo começou a decair, e foi substituída por outro templo em 1584, maior, de alvenaria e com várias capelas secundárias, erguido por iniciativa do Frei Antônio Barreiro, terceiro Bispo do Brasil.

Em 1591 foi acrescentada uma abóbada na capela-mor, obra de Braz da Mata, um português de Lisboa, e em 1599 a nave foi amplidada. Em 1616 foram construídas a sacristia e dependências anexas por Cristóvão Álvares, e pouco mais tarde foi elevada a Matriz de São Salvador do Mundo.

Com a invasão holandesa a igreja foi profanada e usada mesmo como estrebaria, e sua decadência se completou no incêndio que consumiu parte da cidade em 1631, da Matriz não restando quase nada. Depois da expulsão dos holandeses a cidade reergueu a igreja com grandes esforços, e as obras se prolongaram até o século XVIII. Neste ínterim, em 1676, com a criação do Bispado de Olinda, a antiga Matriz foi elevada à condição de Catedral.

Mais tarde o prédio teve a fachada substituída e sofreu diversas outras intervenções também no interior, que foram levadas a cabo pelo Arcebispo Dom Miguel de Lima Valverde em 1919, e descaracterizaram largamente o estilo original. Contudo, entre 1974 e 1976 a edificação foi restaurada, readquirindo até onde foi possível suas feições originais de transição entre a renascença e o barroco (período maneirista), dentro do Programa de Restauração das Cidades Históricas do Governo Federal em conjunto com a Fundação Nacional de Arte de Pernambuco (FUNDARPE).

Fonte: (88) Desconstruindo a História – Linha do Tempo

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

Água, que salva e dá vida, bem sagrado!

  Senti muitas vezes o cheiro da terra molhada, das poucas chuvas que caiam no ...