Home / DESTAQUE / ALIANÇA(PE) | Maracatu Estrela de Ouro de Aliança inaugura exposição que resgata a história de 50 anos 

ALIANÇA(PE) | Maracatu Estrela de Ouro de Aliança inaugura exposição que resgata a história de 50 anos 

Exposição50anos (5)

Pesquisadores, estudiosos, turistas e amante da cultura popular, já podem visitar, em Aliança, na Mata Norte do Estado, a exposição, intitulada: Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: 50 anos de tradição. As peças que recontam toda história da brincadeira popular estão à mostra na sede do grupo, localizada na Chã de Câmara, zona rural do município. A exposição fica em cartaz por tempo indeterminado e pode ser visitada de domingo à segunda-feira, das 9h às 17h. É necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail:canavialarteecultura@yahoo.com.br ou pelo telefone (81) 99630.2153 | (81) 98698.2288.

O local foi inaugurado na última sexta-feira (15), dentro da programação do Festival Canavial 2017. A entrada é gratuita e as visitas serão guiadas, porém é necessário um agendamento prévio, para que haja mestres e mediadores durante o encontro. As escolas da rede municipal de Aliança visitarão a exposição com atividades específicas para crianças e jovens, que seguiram até o primeiro semestre de 2018.

Fundado em janeiro de 1966, o Maracatu de Baque Solto Estrela de Ouro de Aliança, é composto por mais de cem integrantes. A manifestação também é considerada uma das mais antigo em atividade no Estado, com sede na área rural. A exposição dedicada à memória do grupo, conta com acervo fotográfico, vídeos, áudios e indumentárias (golas, chapéus, estandartes). Além disso, o local abriga objetos antigos, medalhas e troféus adquiridos em apresentações regionais, nacionais e internacionais. Um total de seis mil materiais estão exposto, no local.

Toda pesquisa que resultou na elaboração do acervo, contou com a consultoria do produtor cultural, Afonso Oliveira e do historiador, especialista em cultura popular, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Severino Vicente. O recurso para financiar à atividade foi patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura).

Serviço:

Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: 50 anos de tradição.

Local: Châ de Camará, Zona Rural de Aliança, Zona da Mata Norte do Estado

Horário: domingo à segunda-feira, das 9h às 16h.

Fonte: ALIANÇA(PE) | Maracatu Estrela de Ouro de Aliança inaugura exposição que resgata a história de 50 anos | Ministério da Cultura – Regional Nordeste

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

Maracatu Ógún Onilê abre turma de instrumentos afro-brasileiros

De acordo com Rodrigo Fernandes, um dos organizadores das oficinas, dentro das aulas de maracatu ...