Home / Outros / BAHIA: VIVADANÇA Festival Internacional abre seleção para workshop e residência artística

BAHIA: VIVADANÇA Festival Internacional abre seleção para workshop e residência artística

herman_diephuis

Foto: Divulgação

Em mais uma parceria com o MID – Movimento Internacional de Dança (DF), o VIVADANÇA seleciona artistas de diversas linguagens, a exemplo dança, teatro, circo e performance, para um workshop e residência com o dançarino e coreógrafo holandês, radicado na França, Herman Diephuis. Com a proposta de trabalhar a partir de imagens que estão inseridas na herança cultural e no imaginário coletivo, ele conduz a investigação sobre como as representações do corpo – em sua presença de movimento, gestos e posturas – revelam questões sob a condição humana, estereótipos, códigos sociais e expressivos. Mais precisamente a forma como o corpo é reproduzido nessas imagens, para encontrar movimento, presença, narrativa, estado físico, emocional e significado.

“Iremos embarcar numa jornada de materiais visuais que me inspiram e tentar absorvê-los e assimilá-los para incorporar completamente as referências. Juntos, vamos colaborar nos detalhes do movimento e na expressividade, transcendendo a imitação e permitindo uma liberdade de interpretação. Iremos explorar ideias opostas, como humor e seriedade, sacralidade e desmistificação, certeza e dúvida, contenção e excesso, tensão e relaxamento, movimento e suspensão”, resume Herman.

O link para as inscrições no workshop pode ser encontrado na fanpage www.facebook.com/vivadancafestival, até o dia 28/12. Resultado no dia 03/01. Realização nos dias 08, 09 e 10/01, das 14h às 17h.

A partir da experiência do workshop o coreógrafo irá selecionar os artistas que participarão da residência, que acontecerá de 16 a 27/04 (também à tarde) com mostra a ser apresentada no dia 28/04, dentro da programação do VIVADANÇA. Resultado dos selecionados para a residência no dia 15/01.
Mais informações através do e-mail producaovivadanca@gmail.com

A residência tem apoio da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês no Brasil. O VIVADANÇA Festival Internacional tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Fonte: BAHIA: VIVADANÇA Festival Internacional abre seleção para workshop e residência artística | Ministério da Cultura – Regional Nordeste

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

2ª Exposição de Ferromodelismo ocupa o Museu do Trem

O público poderá conferir mais de 100 modelos de miniaturas de trens elétricos Colecionadores e ...