Home / AGENDA / Brincadeiras de Boi, Reisado, Urso e Cavalo Marinho pelas ruas de Arcoverde

Brincadeiras de Boi, Reisado, Urso e Cavalo Marinho pelas ruas de Arcoverde

Em meio às festividades juninas, o município de Arcoverde será tomado pelo IV Encontro das Variantes Culturais dos Bois e Similares de Pernambuco. Vinte e oito grupos de diversas regiões do estado estão na programação organizada pela Federação Cultural dos Bois e Similares (FECBOIS/PE), que conta com o patrocínio do Governo de Pernambuco (Secult-PE e Fundarpe).

Marcelo Soares

Marcelo Soares

O Boi Maracatu vai encerrar as apresentações no domingo (26)

Aelson da Hora, presidente da FECBOIS, convida o público a participar do Encontro ressaltando a importância desta expressão na formação da identidade cultural pernambucana: “Há cerca de 300 agremiações de bois no estado, verdadeiras riquezas da nossa cultura que precisam ser constantemente fortalecidas, além disso, estaremos abraçando todas as outras brincadeiras populares que tiveram surgidas a partir do boi, como Ursos, Reisado, Cavalo Marinho, Mascarados, entre outros”.

O homenageado desta edição é o arcoverdense Edvaldo ALves da Silva. Mestre do Urso Pé de Lã, Edvaldo começou a confeccionar cabeças de ursos ainda aos 12 anos de idade. Em 1997, criou a agremiação de destaque no carnaval pernambucano, juntamente com o seu irmão Josemir de Araújo Teixeira.

Laís Domingues

Laís Domingues

Mestre Aelson da Hora destaca a importância da manutenção do brinquedo nos festejos populares

A cultura dos bois e similares em Pernambuco é celebrada em todos os ciclos festivos do estado e já conta com uma data oficial (28 de fevereiro). Para Aelson, “é sempre tempo de conscientizar a população e gestores públicos sobre a importância da manutenção dessa brincadeira e discutirmos estratégias para uma maior profissionalização, contemplando aderecistas, percussionistas, criadores de instrumentos e roupas já envolvidos com as agremiações”.

Confira a programação e participe!

IV Encontro das Variantes Culturais dos Bois e Similares de Pernambuco

Sábado, 25/6
8h – Cadastro/Inscrição (CDL Arcoverde)
9h – Mesa de abertura com apresentações culturais
10h – A Experiência da FECBOIS/PE , com Aelson da Hora
15h – Apresentações Culturais
Atrações: Urso Cara Preta (Arcoverde), Boi Boiola (Arcoverde), Cavalo Marinho Boi Pintado (Aliança), Boi Cafuné (Arcoverde), Reisado de Caraíbas, Urso da Peleja (Arcoverde), Boi Dourado de Limoeiro, Boi Alegria (Arcoverde), Boi Malabá (Recife), Urso Maluco Beleza (Arcoverde), Boi Tatatá (Recife), Boi Surubim (Caruaru), Boi de Mainha (Recife), Boi Misterioso (Arcoverde)

Domingo, 26/6
8h – Cadastro/ Inscrições (CDL Arcoverde)
8h30 – Oficinas Temáticas do Boi nas áreas de Percussão (Tobias Pinheiro), Dança (Claudinete Rodrigues) e Teatro (Carol Amorim)
14h – Apresentações Culturais
Atrações: Cavalo Marinho do Mestre Zé de Bibi, Boi Arco de Ouro (Arcoverde), Boi do Trigo (Timbaúba), Boi Bola de Fogo (Arcoverde), Boi Estrelinha (Arcoverde), Boi Mimoso (Recife), Boi Milagroso (Arcoverde), Boi D’Loucos (Recife), Boi Diamante (Arcoverde), Boi Cara Branca ( Limoeiro), Boi Faceiro (Recife), Urso Pé de Lã (Arcoverde), Boi Glorioso de Bonito (Campeão PE), Boi Maracatu (Arcoverde)

Fonte: Portal Cultura PE

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

Sorvete de rapadura é fabricado na cidade de Triunfo

Aquele gostinho adocicado em um doce que pode até ser meio difícil de comer, tem ...