Home / NOTÍCIAS EM DESTAQUE / CEARÁ | Casa de Saberes Cego Aderaldo com programação especial para esta semana 

CEARÁ | Casa de Saberes Cego Aderaldo com programação especial para esta semana 

cego aderaldo foto 13 arquivo cariri filmes

 

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em Quixadá, realiza uma programação especial nesta semana, começando com uma aula espetáculo com o repentista Geraldo Amâncio, nesta terça-feira, 19/12, às 16h. De quarta a sexta-feira, 20 a 22/12, sempre às 19h, acontece o Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central, com presença de nomes como a vaqueira e aboiadora mestra da Cultura do Ceará, dona Dina, Guilherme Calixto, Geraldo Amâncio, entre outros. No último dia do encontro, Rosemberg Cariry irá lançar o livro “Cego Aderaldo – O homem, o poeta e o mito”, resultado de pesquisa de mais de 10 anos sobre o poeta e repentista cearense. O Pequeno Encontro de Violeiros acontece em parceria com a Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria de Participação Popular, Esporte e Juventude. Toda as atividades são realizadas com entrada franca.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo promove uma programação voltada para as linguagens artísticas e os saberes tradicionais da cultura popular. Em dezembro, após oficinas com mestres da cultura do Estado, a Casa promove o Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central, entre os dias 20 e 22/12, sempre às 19h, reunindo nomes de destaque da poesia e repente cearense. O evento será precedido de um momento de formação para os violeiros, com a aula espetáculo do repentista Geraldo Amâncio, na terça-feira, 19/12, às 16h.

No último dia de encontro, às 15h, será exibido o documentário “Cego Aderaldo – o Cantador e o Mito”, com bate-papo com o diretor do filme, Rosemberg Cariry, que, em seguida, às 18h, faz o lançamento do livro “Cego Aderaldo –  O Homem, o Poeta e o Mito”, editado pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Livro sobre o poeta popular

O livro “Cego Aderaldo –  O Homem, o Poeta e o Mito”, de autoria de Rosemberg Cariry é resultado de uma pesquisa de uma década. São 87 “recortes” ou sequências da vida do Cego Aderaldo, divididos em três atos.

“O livro sobre a vida e obra do Cego Aderaldo, que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará ora traz a lume, tem o mérito de nos convidar a conhecer mais a fundo uma das figuras mais importantes da cultura popular no Ceará e do Nordeste, como parte de uma galeria formada por Patativa do Assaré, Cego Oliveira, Dona Ciça do Barro Cru, Severino Pinto, Mestre Vitalino, João do Vale, Luiz Gonzaga e outros ícones da cultura popular”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“O autor aborda o percurso de vida deste cantador e poeta sertanejo também com a intenção deliberada de contribuir para a valorização das artes e culturas do nosso povo e cuidar de iniciar o jovem, que precisa de espaço e palco para recriar linguagens, nesse momento que inauguramos a Casa de Saberes Cego Aderaldo – amplo espaço cultura e de convivências das diversas artes, notadamente das artes populares tradicionais que se encontram e se transformam em contanto com as mudanças contemporâneas”, ressalta também o gestor.

Rosemberg Cariry pontua que o livro é um roteiro de partida para estudos futuros, como uma obra coletiva, que será sempre acrescida de novos dados e de novas reflexões. “Que outros pesquisadores, escritores, folcloristas, historiadores, artistas e leitores possam corrigir os enganos e ampliar os acertos, até que se chegue à grandeza do homem e do poeta que foi Cego Aderaldo, sem negar as suas franquezas e contradições. Como cearense e amande da sedutora arte da cantoria e da literatura de cordel, dou a minha pequena contribuição na construção da memória deste grande homem e artista”, conclui.

Pequeno Encontro de Violeiros e Repentistas do Sertão Central

Dia 20/12
19h
Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre
Mestra Dina Vaqueira e Aboiadora
Guilherme Calixto e Lourival Pereira

Dia 21/12
19h
Valdir de Lima e Rubens Ferreira
Osmarino e Marcos Rabelo
Irmãos Rabelo

Dia 22/12
15h – Exibição do Documentário “Cego Aderaldo – o Cantador e o Mito”, com bate papo com o autor.

18h – Lançamento do Livro “Cego Aderaldo –  O Homem, o Poeta e o Mito”, de Rosemberg Cariry.

19h
João de Oliveira e Antônio Limeira
Zé Vicente e Guilherme Calixto
Antônio Jocélio e Gonzaga da Viola

Fonte: CEARÁ | Casa de Saberes Cego Aderaldo com programação especial para esta semana | Ministério da Cultura – Regional Nordeste

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

Festa dos Reis: tradição, cultura e fé 

Nas festas dos Santos Reis, em 6 de janeiro, homens e mulheres, jovens e crianças ...