Home / Mulheres do Cangaco / EXPEDITA FERREIRA – FILHA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA.

EXPEDITA FERREIRA – FILHA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA.

Expedita Ferreira nasceu na Fazenda “Enxu” que fica localizada no município de Porto da Folha/SE, no dia 13 de setembro de 1932.

Impossibilitados de permanecerem com a filha devido à dura vida que levavam em meio à caatinga, Lampião e Maria Bonita foram obrigados a deixa-la aos cuidados de um vaqueiro/coiteiro por nome Severo e sua esposa Aurora, os quais ficaram a partir de então responsáveis pela criação da criança, que no momento em que chegou à casa dos pais adotivos, contava com apenas 21 dias de vida.

Severo e Aurora nunca esconderam de Expedita Ferreira que ela era filha do casal cangaceiro, sempre deixando claro a sua procedência.

A vida de lutas e fugas pela caatinga, fez com que seus pais biológicos a vissem por apenas três vezes, durante toda sua vida.

Expedita permaneceu na casa dos pais adotivos até os oito anos de idade quando foi morar com João Ferreira, seu tio paterno. Aos catorze anos de idade deixou a casa do tio e seguiu para a cidade de Aracaju em Sergipe, onde começou a trabalhar no comércio local e reencontrou Manoel Messias Nunes Neto, seu amigo de infância, que viria a ser o seu futuro marido.

Manoel Messias e Expedita Ferreira se casaram e desta união tiveram quatro filhos: Dejair (Foto), Gleuse, Vera Ferreira e Iza.

Atualmente Expedita Ferreira conta com a idade de 84 anos e reside em Aracaju/SE junto com sua família.

EXPEDITA FERREIRA… FILHA DO “CAPITÃO” VIRGULINO FERREIRA DA SILVA E DE MARIA GOMES DE OLIVEIRA (LAMPIÃO E MARIA BONITA).

Fonte da fotografia: Revista “O CRUZEIRO”.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

https://www.facebook.com/groups/ocangaco

Fonte: (66) O Cangaço

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

A beleza da mulher cangaceira 

A bela Enedina, esposa de Zé de Julião   Há muitos anos, dominado pela minha ...