Home / DESTAQUE / Rainha do pífano, Zabé da Loca morre aos 93 anos em Monteiro 

Rainha do pífano, Zabé da Loca morre aos 93 anos em Monteiro 

Morreu na manhã deste sábado (5), aos 93 anos, na cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano, Zabé da Loca. A pifeira que ficou conhecida em todo Brasil enfrentava problema de saúde e o local do velório ainda está sendo definido pela família.

A prefeita da cidade decretou luto oficial na cidade por três dias e artistas preparam uma grande homenagem a Zabé da Loca.

Pernambucana nascida em Buíque, Isabel Marques da Silva, ganhou o apelido por morar em  um gruta (Loca) na zona rural da cidade com a família por mais de 25 anos

Em 2003, aos 79 anos de idade gravou seu primeiro CD, Canto do Semiárido, com composições próprias e uma versão de Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Apresentou-se em 2004 no Fórum Cultural Mundial, ao lado de Hermeto Pascoal. Em 2007, gravou o CD Bom Todo, lançado no ano seguinte no Sesc Pompéia, em São Paulo. Ainda em 2008, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. Também foi eleita “Revelação da Música Brasileira”, no Prêmio da Música Brasileira.

Em 2011, Zabé da Loca foi tema de matéria especial do Globo Rural, que viajou até Monteiro para contar a sua história.

Veja reportagem

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

Arapiraca (AL) recebe Jornada Científica de quilombolas e povos de terreiro

Nesta terça-feira (28), quarta-feira (29) e quinta-feira (30), o município de Arapiraca recebe eventos importantes: ...