Home / Outros / Secult-PE e Fundarpe promovem oficinas gratuitas de dramaturgia

Secult-PE e Fundarpe promovem oficinas gratuitas de dramaturgia

No próximo sábado (9), entra em cena o projeto ‘Ser Tão Dramaturgo’, da Secult-PE e Fundarpe. A iniciativa levará profissionais reconhecidos até internacionalmente para facilitar oficinas técnicas de Dramaturgia em cidades do Sertão do Moxotó, do Sertão de Itaparica e do Sertão do Araripe.“Pernambuco sempre foi um Estado pioneiro e protagonista na dramaturgia brasileira e mundial. Identificamos, nas inscrições do 2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, uma baixa quantidade de propostas do Sertão Pernambucano. O projeto surge, portanto, como forma de enfrentarmos uma ausência histórica de formação neste setor”, comenta o Secretário Estadual de Cultura Marcelino Granja.

Divulgação

Divulgação

Diretor da Casa de Cultura Mário Quintana, Jessé Oliveira será um dos oficineiros do ciclo de palestras

As oficinas, que seguem até o dia 17 de dezembro, serão ministradas pelo gaúcho Jessé Oliveira, diretor da Casa de Cultura Mário Quintana e artista convidado da Theater Krefeld Und Mönchengadbach da Alemanha; e o ator, encenador, arte-educador e produtor cultural pernambucano Jorge de Paula.

Para a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, as ações formativas “estão inseridas na estratégia de regionalização da política cultural em curso no estado e são boas oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento para artistas e grupos de cidades com ainda pouca oferta de cursos técnicos no campo da arte e da cultura”.

Especialmente no município do Exu, o assessor de Teatro e Ópera da Secult-PE, José Neto Barbosa, vai palestrar sobre o tema “Realizar projetos artísticos nos mecanismos da gestão pública”. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e estão sendo realizadas nas sedes dos eventos.

Ação especial no Recife 
Na quarta-feira (13), haverá no Recife uma leitura dramatizada de O Sonho de Ent, de autoria de André Filho, cujo texto foi premiado no 1º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, também do Governo do Estado. A obra será encenada pela Companhia Fiandeiros de Teatro, destaque nacional em produção de dramaturgia para a infância e a juventude. Com direção de Daniela Travassos, o enredo conta a história da semente Ent que, em uma viagem encantada, busca descobrir a qual casta de árvore pertence, buscando a razão para a sua existência no mundo dos homens. Após a apresentação, haverá uma roda de diálogo com o diretor e dramaturgo da companhia, André Filho.

AÇÕES FORMATIVAS 
SER TÃO DRAMATURGO
PROGRAMAÇÃO DE 09 A 17 DE DEZEMBRO

• Oficina “Todo Caminho Conta História” – Jorge de Paula/PE
09 e 10 de dezembro (sábado e domingo), 09h às 12h e 15h às 18h – Floresta/PE
Escola Municipal Major João Novaes
Inscrições gratuitas: Diretoria de Cultura e Turismo (Av. Audomar Ferraz)
Informações: culturafloresta@gmail.com

• Oficina “Todo Caminho Conta História” – Jorge de Paula/PE
12 e 13 de dezembro (terça e quarta-feira), 13h às 16h e 18h às 22h – Arcoverde /PE
Sede do Grupo de Teatro de Retalhos (Estação da Cultura)
Inscrições gratuitas e informações: teatroderetalhos@gmail.com

• Leitura Dramatizada de “O SONHO DE ENT” (vencedor do 1º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia) com o Companhia de Teatro Fiandeiros/PE + Roda de Conversa sobre Teatro para Infância e Juventude com André Filho/PE
13 de dezembro (quarta-feira), 19h – Recife/PE
Espaço Fiandeiros (Rua da matriz, 46, Boa vista – Recife/PE)
Aberto ao público

• Palestra “Realizar projetos artísticos nos mecanismos da gestão pública” com José Neto Barbosa (SecultPE/Fundarpe)
15 de dezembro (sexta-feira), 18h – Exu/PE
Auditório da Escola Padre Medeiros
Aberto ao público

• Oficina “Dramaturgia em Movimento” – Jessé Oliveira/RS
16 a 17 de dezembro (sábado e domingo), 09h às 12h e 13h às 16h – Exu/PE
Auditório da Escola Padre Medeiros
Inscrições gratuitas e informações: 87 996119494

Fonte: Portal Cultura PE

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog

comments

Check Also

PERNAMBUCO CELEBRA SEU 19º FESTIVAL DE CURTAS, COM FILME DE SERRA TALHADA NA PROGRAMAÇÃO: “LAMPIÃO E O FOGO DA SERRA GRANDE”.

O FESTCINE ACONTECE DE 4 A 9 DE DEZEMBRO, NO CINEMA SÃO LUIZ, NO RECIFE. ...